quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira começa atividades em 2010

Por Denise Barbosa

A partir de 2010 serão inaugurados os trabalhos da comissão de implantação da segunda universidade federal no Ceará. Em Julho de 2008 começou a tramitar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria a Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Essa universidade federal de caráter internacional terá cede em Redenção (CE), município a 66 quilômetros de Fortaleza.

Segundo a coordenadora de Assuntos Internacionais, Maria Elias Soares, a União prevê, para 2009, um investimento de R$ 30 milhões voltados para a infra-estrutura da Unilab. A Universidade Federal do Ceará (UFC) ficará responsável por receber os recursos iniciais e executar as medidas para implantação da Unilab até que esta possa se auto-gerenciar.
O projeto de lei que cria a Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira define a língua portuguesa como idioma comum da instituição, com cursos ministrados em parte presencial e à distância. Serão 5 mil vagas ofertadas e dessas, 50% serão destinadas aos estudantes de países da África, segundo o presidente da comissão de implantação da Unilab, Paulo Speller.

Logo no início da criação da universidade, os cursos ofertados estarão voltados para as seguintes áreas: Formação de Professores, Saúde, Gestão e Ciências Agrárias e Florestais. Com o início das obras da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), em São Gonçalo do Amarante, previsto para 2009, existe a proposta de a universidade abrir cursos nas áreas de engenharia de petróleo, metalurgia e siderurgia.

No dia 19 de Novembro foi realizada uma entrevista coletiva sobre a Universidade Federal de Integração Luso-Brasileira visando apresentar detalhes sobre a implantação, bem como apresentar a proposta à população de Fortaleza. Participaram da coletiva Paulo Speller, presidente da comissão de implantação da Unilab e ex-Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, membros de outras instituições e Maria Elias Soares, coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC.

Em Julho de 2008, o projeto foi apresentado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual fazem parte: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Até Julho de 2009, a comissão de implantação da Unilab prevê a ocorrência de reuniões em cada um desses países membros da CPLP.

O projeto, de autoria de José Guimarães (PT-CE), para ser aprovado, deve ser analisado pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado nessa instância, vai para a votação em plenário.

_____________
Mais:
Redenção: cidade da liberdade!
Aprendendo com a internacionalização
Outros interesses em jogo

Nenhum comentário: