quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A sacola retornável e a biodegradável – alternativas para o fim do saco plástico


A gerente de marketing da Super Rede, Paula Albuquerque, disse em entrevista por telefone que a Super Rede (rede de supermercados que engloba o Mercadinho São Luís) resolveu incentivar o uso de sacolas retornáveis com a intenção de "ultrapassar ao máximo" o uso das sacolas plásticas. Assim como os supermercados da Super Rede, o supermercado Pão de Açúcar também vende sacolas retornáveis, semelhantes às usadas antigamente, como alternativa para a substituição das plásticas.

As sacolas retornáveis são feitas, como informa o site sacolaretornavel.com, a partir da reciclagem de garrafas PET (Politereftalato de etila), transformadas em fibras de poliéster e aplicadas em tecidos. Ainda segundo o site, o Brasil descarta sete bilhões de garrafas PET por ano, material que leva 300 anos para se decompor e que, se aproveitado, pode diminuir consideravelmente os danos na natureza.

Na opinião de Goretti Gurgel, ambientalista do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam), outra possível alternativa para o fim dos sacos plásticos é a utilização de sacolas biodegradáveis, que, segundo ela, demoram apenas alguns meses para desaparecerem da natureza. Entretanto, a equipe de reportagem não conseguiu encontrar nenhum representante que as vendesse em Fortaleza.

As embalagens biodegradáveis, conforme as informações do site setor reciclagem, usam uma nova classe de materiais a base de bioplásticos compostáveis, feitos de batata, milho, cana de açúcar, mandioca, soja e girassol. Estas sacolas, depois de usadas, podem ainda embalar o lixo da cozinha, resultando na decomposição perfeita.

Saiba Mais

ÁUDIO - A Gerente de Marketing da Super Rede, Paula Albuquerque, fala da iniciativa do supermercado.

Nenhum comentário: