quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Artigo de Opinião - Outros interesses em jogo

Por Monyse Ravenna

Para a instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira, na cidade de Redenção, já estão previstos para 2009 um total de 30 milhões de reais na Lei Orçamentária da União destinados a investimento de pessoal e infra-estrutura da Unilab, nos próximos 5 anos serão gastos cerca de 160 milhões com a nova Universidade.

Os cursos ofertados pela Unilab serão, num primeiro momento, ligados a quatro áreas: Formação de Professores, Saúde, Gestão e Ciências Agrárias e Florestais.

Será discutida ainda, com o governo estadual, a implantação de uma quinta grande área, ligada a tecnologia, a Universidade já está com vistas a instalação da refinaria de petróleo e da usina siderúrgica, ambas com planos de serem instaladas no Complexo Portuário do Pecém e ambas também muito criticadas pelos da nos sociais e ambientais que trarão.

O projeto da Unilab visa integrar países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa . Tem o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico, fomentar pesquisas e ministrar ensino superior público em países como Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e até Macau, região administrativa especial da China.

Em seu início a Unilab terá 5 mil vagas, disponíveis, metade delas para estudantes estrangeiros, em seu quadro docente também terão destaque professores estrangeiros.

É necessário que constatemos, mais uma vez, a pouca discussão em torno desse tema na UFC, já que nossa Universidade se coloca como instituição parceira. O desconhecimento da comunidade acadêmica para com a instalação da Univesidade é enorme, entre os estudantes o tema é praticamente desconhecido.

Outro aspecto a ser considerado e´o fato da Universidade já estar com vistas a preparar os quadros profissionais para as siderúrgica e a refinaria que irão ser instaladas, no Pecém. Os dois empreendimentos estão sendo cada vez mais questionados por conta dos impactos ambientais que já vem gerando e pelas questões sociais colocadas.

O diálogo com a comunidade acadêmica sobre a Unilab e outras questões como o ICA, precisa se mais efetivo. Diálogo esse em que os estudantes, servidores e professores possam ter voz e vez para decidir os rumos da Universidade.

Nenhum comentário: