quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Redenção: cidade da liberdade!

Por Camilla Viégas

Redenção fica a 66 km de Fortaleza, capital do Ceará. Com uma população de mais 26 mil habitantes é lembrada por ser a primeira cidade brasileira a abolir a escravatura. Por esse motivo, mantém viva a tradição escrava por meio dos seus pontos turísticos como engenhos de cana-de-açúcar, senzalas, igrejas antigas e outros. Na praça principal, está Princesa Isabel homenageada em um busto. A cidade ainda preserva arquitetura de uma época em que ainda era vila, a Vila Acarape.

O ar de cidade do interior ainda não deixou a cidade de Redenção. As pessoas ainda sentam-se as calçadas no começo da noite para conversar, as bodegas servem de bar no período noturno e as crianças brincam na rua sem medo. Na entrada, uma placa luminosa com as palavras “A liberdade começou aqui”. A cidade que comemora 140 anos de fundação este mês está de braços abertos para acolher a Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira, a Unilab, que tem data prevista para entrar em funcionamento no ano de 2010. Como uma instituição federal destinada ao intercâmbio cultura com os países de língua estrangeira, a Universidade aposta na formação à distância, como afirma o segundo presidente da implantação da Unilab, Paulo Speller.

Quem mora na cidade tem mais uma razão para se orgulhar: a nova instituição federal vai aumentar as chances de capacitação profissional dos jovens através de um curso superior. A prefeita Francisca Torres, afirmou, em matéria divulgada no jornal O Povo, que o intercâmbio cultural vai ser muito importante. A moradora da cidade Francisca Cileide Teles, afirma estar bastante otimista com a construção da universidade: “Assim, nossos filhos tem mais uma oportunidade de se formar sem precisar ir pra Fortaleza”. Mas apesar de todo esse otimismo, a Unilab ainda tem previsão para começar as atividades em 2010 e vai contar com a tutela da Universidade Federal do Ceará.

O ecoturismo e o turismo histórico são os atrativos da região. O Museu Senzala do Negro Liberto, que fica no Engenho Livramento, é uma aula de história: a casa grande e a senzala em local peculiar, localizada no subsolo da casa, é uma das atrações. Pequena, úmida, abafada e escura ela abrigada os negros e ainda mantém, em seu centro, o tronco onde eram castigados os africanos. Há uma pequena passagem de comunicação por dentro da Casa Grande que mais parece um esconderijo de tão baixa e pequena. Com suas portas e janelas altas, suas meias paredes grossas, a Casa Senhorial, que pertencia e ainda pertence à família Muniz Rodrigues, faz o viajante voltar no tempo e imaginar como era a vida na época. O famoso Juvenal de Carvalho foi um antigo dono deste engenho.

Para chegar à Capela de Santa Rita é necessário subir mais de 100 degraus. De cima, se tem uma imagem panorâmica de toda a cidade de Redenção. Além de balneários, museus e capelas, Redenção abriga lendas e histórias locais, como toda cidade do interior. Visitar Redenção é estar sempre aberto à adquirir conhecimento.

Nenhum comentário: