quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nova Renda



Em uma passagem inesperada ao Rio de Janeiro fui, seguindo recomendações, ao Centro Cultural Banco do Brasil. Ao subir e descer pelos andares revestidos de arte contemporânea me deparei com uma sala que inicialmente me chamou atenção pelo colorido.

Ao entrar encontrei um emaranhado de sacos plásticos de variadas formas, tamanhos e cores. Os sacos estavam costurados formando uma grande teia . Caminhando entre a teia pude perceber que nós próprios sacos as linhas formavam além da costura alguns desenhos. Enquanto estive na na sala fui acompanhada por um insistente barulho de máquina de costura trabalhando que não nos deixa esquecer a ligação entre todo aquele plástico. A obra denominada Renda foi iniciada em 2006 e já tem 50 metros quadrados de sacolas plásticas costuradas porém, a obra ainda está em processo contínuo.

A autora da obra é a artista contemporânea Lívia Moura. Lívia faz parte da nova geração de artistas cariocas e cursa artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. A maioria de seus trabalhos são baseados em performances e instalações.

A obra Renda está dentro da exposição Nova Arte Nova que funciona no Centro Cultural Banco do Brasil desde o dia 21 de outubro e termina dia 04 de janeiro de 2009. A mostra tem a pretensão de apresentar um painel das experiências e projetos desenvolvidos pela nova geração das artes plásticas no Brasil. A curadoria da mostra é de Paulo Venancio Filho.

Nenhum comentário: