quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pelo fim do saco plástico


A campanha “Pelo fim do saco plástico”, proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP/Ce), representado pela procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente (Caomace), Sheila Pitombeira, pretende educar e sensibilizar os comerciantes e varejistas de Fortaleza para que se reduza o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos. “Nossa expectativa é promover a redução em 30% do uso de sacolas plásticas no primeiro ano”, revela Sheila.

Inicialmente, a campanha contactou shoppings centers e supermercados da capital. “Estes segmentos comerciais foram muito receptivos, mas ainda estamos na fase de análise em torno das estratégias para substituir as sacolas plásticas nesses estabelecimentos”, ressalta a procuradora. Para ela, o maior obstáculo é o fato de alguns supermercados e lojas pertencerem a redes internacionais, o que faz necessária a análise sobre as diversas realidades.

A procuradora ressalta que a Lei federal nº 9795/1999, que dispõe sobre a educação ambiental, impõe ao Poder público que incorpore e promova o engajamento da sociedade na conservação e melhoria do meio ambiente. “Estamos cumprindo a lei”, acrescenta ela.

Nenhum comentário: