quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aprendendo com a Internacionalização

Por André Bloc

O Intercâmbio Acadêmico é uma forma de troca de conhecimento e aprendizado, além de muitas vezes servir para aperfeiçoamento da língua. Vários projetos no Estado do Ceará têm estimulado essa forma de troca de experiências


Inúmeros estudantes cearenses já se beneficiaram de projetos de intercâmbio, bem como vários estudantes estrangeiros vieram ao Brasil em busca de novas experiências e desenvolvimento intelectual.

Na UFC, quem coordena esses projetos é a Coordenadoria de Assuntos Internacionais. No momento, estudantes estrangeiros de países como Alemanha, Guiné-Bissau e Cabo Verde estão matriculados em cursos de graduação no Ceará. Em contra-partida, estudantes cearenses estão vivendo e estudando em universidades européias, como a Universidade de Sevilha, na Espanha e as Escolas Centrais de Nantes e Paris, na França. Isso se dá graças ao consórcio da UFC com a EUBRANEX (European Brazilian Network of Academic Exchange, traduzido como “Rede de Intercâmbio Acadêmico Européia-Brasileira). Além da UFC, participam desse consórcio nove universidades européias e 10 brasileiras.

A coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC, Professora Doutora Maria Elias Soares, concedeu uma entrevista para o explicando alguns aspectos da Internacionalização Acadêmica.



A Professora ainda acrescentou alguns esclarecimentos sobre a UNILAB (Universidade Luso-Afro-Brasileira). A professora fez questão de salientar que o projeto da UNILAB não é da UFC, mas que a UFC participa como universidade tutora do projeto, já que a própria UNILAB ainda não tem pessoal definido. O projeto já se inicia internacionalizado, já que visa a integração de alunos e corpo docente de toda a comunidade luso-fônica. A lusofonia é o que integra o povo brasileiro ao português e de alguns países africanos, daí a nova universidade oferece essa possibilidade de intercâmbio institucional.


Para mais informações acesse o site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais

Nenhum comentário: